A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) vem promovendo o projeto Mentorias, com alunos de instituições parceiras do Selo da Diversidade Étnico-Racial. O programa dá suporte e encorajamento no processo de autodesenvolvimento pessoal para jovens, por meio de colaboradores das empresas certificadas e que sabem da dificuldade de inserção de pessoas negras no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança.
A primeira turma, iniciada em maio, conta com 15 participantes, que estudam em universidades certificadas com o selo e que estão no último ano do curso. O coordenador de Reparação e Promoção da Igualdade Racial da Semur, Alison Sodré, afirma que a ideia do programa de fato é fortalecer as ações afirmativas, principalmente no eixo governamental e também nas empresas, através de políticas internas para combater as desigualdades.
Na primeira fase, os participantes têm dez encontros de uma hora cada, duas vezes por semana. Os temas abordados são racismo institucional; racismo e antirracismo no Brasil; importância da diversidade étnico-racial nas organizações; jornada que ajuda a encontrar seu propósito; análise de perfil comportamental; autoconhecimento e empoderamento; educação financeira; comunicação assertiva e liderança, engajamento e conexão. Já na segunda fase, serão quatro encontros quinzenais e individuais, no formato on-line.