Moradores da localidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, receberam as chaves do novo conjunto habitacional Vila Solidária Mar Azul, situado na Rua Eduardo Dotto. A entrega de 204 apartamentos ocorreu no local nesta quarta-feira (29), em solenidade com as presenças do prefeito Bruno Reis, do titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Julio Santos, e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Helder Melillo, entre outras autoridades.
O ato marca a inauguração do empreendimento que não foi concebido pela administração municipal e que chegou a ter obras paralisadas durante mais de uma década. Em 2019, a Prefeitura assinou um Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com a Caixa Econômica Federal para viabilizar a retomada da construção do residencial, no ano seguinte. O conjunto possui um total de 236 moradias, distribuídas em dois módulos. Foram destinados mais de R$18,9 milhões, sendo R$7,9 mi provenientes de recursos municipais e os demais, da União.
O Mar Azul possui toda infraestrutura para conforto dos moradores, tendo praça, quiosques, equipamentos de ginástica e brinquedos, centro comunitário, campo de futebol, paisagismo e iluminação pública em LED. A estimativa é que, em seis meses, as 32 habitações que restam sejam ocupadas.
“Quando cheguei aqui nesse residencial meu coração transbordou de alegria. Em 2020, esse empreendimento estava em ruínas, o mato tomava conta. Os moradores que recebem as chaves hoje esperaram 15 anos pela casa própria. Sei que, ao longo desse tempo, muitos perderam as esperanças, mas hoje estamos realizando o sonho de todos aqueles que confiaram na gente”, disse o prefeito Bruno Reis, emocionado.
O secretário Helder Melillo destacou que a parceria com a gestão municipal da capital baiana foi essencial para entrega de uma intervenção marcada por anos de atrasos. “Temos muitas dificuldades de retomar obras paralisadas e, para isso, precisamos contar com as prefeituras. Tivemos esse apoio integral aqui em Salvador. O dia de hoje, portanto, é especial para os beneficiários. Espero que vocês sejam muito felizes e tenham toda paz, tranquilidade, conforto e segurança para sair, trabalhar e criar suas famílias”, ressaltou o gestor.
A intervenção direta da Prefeitura para conclusão do conjunto Mar Azul foi essencial para proporcionar às famílias selecionadas o resgate da cidadania, inclusão social e direto à habitação de qualidade, a exemplo do que ocorreu nos conjuntos Guerreira Zeferina, em Periperi, Vila Barro Branco, no Alto do Peru, e Baixa Fria, em São Marcos.