A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), executou 93% das 13 mil solicitações de reparos na iluminação pública, feitas por cidadãos entre janeiro e maio deste ano. A capital baiana possui hoje quase 180 mil pontos de luz.
De acordo com Leonardo Pimentel, gerente de manutenção da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Semop, os pontos luminosos podem apresentar defeitos em função de diversos fatores, como exposição à chuva, queima de luminárias, esgotamento da vida útil de componentes eletrônicos, entre outros. O gerente comentou, no entanto, que dos 2,1 mil atendimentos emergenciais realizados pela diretoria, 30% foram motivados por furtos e vandalismo.
Ele salientou que a alta taxa de resposta da Prefeitura aos pedidos de conserto da iluminação pública se deve ao trabalho das equipes de manutenção da Dsip. Duas delas operam exclusivamente em serviços emergenciais, guarnecidas por automóveis que fazem rondas noturnas pela cidade todos os dias da semana.
As solicitações de reparo podem ser feitas através do Fala Salvador, pelo telefone 156, bem como por via do aplicativo Fala Salvador Cidadão e do site www. falasalvador. ba. gov. br/ portal/ portal). Já as denúncias e pedidos emergenciais em decorrência de apagão, poste dando choque ou em chamas, por exemplo, devem ser encaminhadas por meio do WhatsApp da Dsip, no número (71) 98549-8728.