A Prefeitura vai capacitar 240 funcionários, entre nutricionistas e manipuladores de alimentos, para o cumprimento das metas do Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, seguAcordo de Cooperação de Alimentação Sustentávelindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
As turmas serão divididas em dois turnos, das 8h às 12h e das 13h às 16h. De uma só vez, a iniciativa amplia a oferta de cardápio da merenda escolar na rede municipal, adicionando alimentos mais saudáveis a exemplo de verduras, legumes, grãos e frutas, ao passo que reduz a ingestão de gorduras saturadas.
A coordenadora de Alimentação da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Emília Coelho, explica que o objetivo principal da atividade é treinar os agentes da alimentação escolar, dentre nutricionistas, manipuladores de alimentos e demais integrantes do Conselho de Alimentação Escolar, para que conheçam e aprendam a produzir receitas saudáveis dentro das unidades, visando implementá-las na rede, sem o uso de proteína animal.
“Inicialmente, serão capacitados 40 nutricionistas e 200 manipuladores de alimentos. Após a capacitação, as receitas trabalhadas no treinamento serão implementadas nas escolas, junto com atividades educativas. A iniciativa tem como vantagem a incorporação de opções nutritivas, saudáveis e sustentáveis no cardápio da alimentação escolar, como também a promoção da educação nutricional e ambiental, estimulando hábitos saudáveis e conscientes, levando à promoção de saúde e sustentabilidade”.
Os novos ingredientes serão introduzidos de forma gradual, ao passo que os alunos vão se adaptando à medida, alcançando mais de 10 milhões de refeições ao ano e beneficiando cerca de 170 mil estudantes. A iniciativa reúne a Smed e a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a organização Humane Society International (HSI) e o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB).