BAHIA EM REVISTA

Capacita Salvador realiza certificação de alunos da FCM

A Prefeitura de Salvador realizou a certificação dos participantes de quatro cursos oferecidos através do programa Capacita Salvador. A cerimônia aconteceu na sede da FCM, no Engenho Velho de Brotas.

Cerca de 80 alunos receberam o certificado de participação nos cursos de Manipulação de Alimentos, Cozinheiro Polivalente, Hospitalidade e de Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal. Os cursos foram realizados entre os meses de março e abril, com carga horária variando de 22 horas a 60 horas.

A presidente da FCM, Isabela Argolo, destacou que a realização dos cursos proporcionou à população melhores condições e ferramentas para fazer frente à nova realidade do mercado de trabalho. “Entendemos que isso tem muito a ver com a nossa missão. Apesar de trabalharmos diretamente com a criança e adolescente, sabemos que eles têm um pai, uma mãe, um responsável. Seria muito contraditório não poder acompanhar essa família. Então, nosso papel é gerar oportunidades para todos” argumentou.

Renda – A secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, ressaltou a importância do programa Capacita Salvador na contribuição da vida profissional da população de Salvador. “Esse programa qualifica jovens e adultos para o mercado de trabalho, e sabemos como isso é muito importante para eles devido à necessidade de ter a sua própria renda e desenvolver funções em que foram capacitados para executar.

Presente no evento, a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos parabenizou cada formando e disse enxergar a iniciativa do Capacita Salvador como uma oportunidade de reinserir cada jovem para o mercado de trabalho. “Em um período pós-pandemia, é necessário que as pessoas estejam preparadas para ter seus empregos, suas rendas e fazer a economia da cidade vibrar. Ao juntar o talento, a vontade, a alegria e a capacitação técnica, o resultado é uma cidade mais desenvolvida”.

Oportunidade – Sendo um dos formandos do curso de “Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal”, Fabrício Henrique, de 21 anos, se emocionou ao falar sobre a conclusão do curso. “O curso superou totalmente minhas expectativas. Acredito que as oportunidades daqui para frente serão maiores, pois as empresas necessitam e buscam profissionais que saibam as diretrizes do trabalho em equipe e as formas de se relacionar com outras pessoas”, ponderou.

Para a moradora do bairro de Pero Vaz, Mariane Alves, de 39 anos, as aulas de Cozinheiro Polivalente vão melhorar o currículo e facilitar a conquista de uma vaga. “Estou há dois anos desempregada. Tenho certeza que, através do curso, serei reinserida no mercado de trabalho novamente para voltar a ter a minha própria fonte de renda”, disse.

A cerimônia contou ainda com as presenças do secretário-geral de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Kaio Morais; da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, e demais autoridades. O programa Capacita Salvador é realizado com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.