BAHIA EM REVISTA

Espaço Colabore retoma atividades presenciais

Após quase dois anos sem funcionamento, em decorrência da pandemia, o Espaço Colabore reabriu as portas para representantes de startups, negócios, empresas e estudantes da capital baiana. A titular da Secis, Edna França, destacou que a estrutura é necessária para retomada da economia e impulsionamento das soluções entre pessoas e meio ambiente.

 

“Com a pandemia, esse espaço deixou de proporcionar encontros para fomentar a economia e criatividade e impulsionar as boas ideias, transformando-as em soluções que causam impactos diretos na vida das pessoas. Então, essa reabertura é importante principalmente para aquelas pessoas que foram diretamente atingidas pela crise sanitária, mudanças climáticas e desequilíbrio social. Reabrir hoje é proporcionar a continuidade de um trabalho de grande importância para nossa cidade. Nesse momento, podemos respirar mais aliviados e, acreditando nisso, a gente retoma as atividades com grande alegria”.

 

Estrutura – Inaugurado em 2019, o Colabore é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com o Sebrae Bahia e o Parque Social. Com o propósito de apoiar o desenvolvimento de negócios inovadores e de impacto, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, através de capacitações, atendimentos, mentorias e incubação, o ambiente conta com espaços coworking e de inovação, auditório e área verde.

 

Para a retomada das atividades presenciais no espaço, a Prefeitura promoveu uma requalificação geral em todo o equipamento, desde o paisagismo do ambiente externo do espaço, passando por pintura, manutenção elétrica e hídrica dos contêineres, até a restauração da cobertura verde do equipamento e da comunicação visual do espaço.

 

O Colabore é composto por duas instituições: o SebraeLab e a In Pacto. O SebraeLab é um espaço de estímulo à criatividade, inovação e à experimentação, visando gerar conhecimento, conexões e inspirar o surgimento de novas soluções e modelos de negócio inovadores. Já a In Pacto é a incubadora de negócios sociais pública de Salvador, que tem por objetivo apoiar empreendedores que tenham ideias, projetos ou negócios de impacto social positivo.

 

Expectativa – “A expectativa agora é que a gente possa seguir fomentando o ecossistema de empreendedorismo, inovação e negócios de impacto para Salvador. Hoje, a gente oficializa a reabertura desse espaço, para voltar a receber grandes eventos, fazer novas parcerias, realizar programas, beneficiar empreendedores e potenciais empreendedores que tenham ideias de negócios e que queiram gerar impacto positivo para nossa cidade”, declarou a gestora da In Pacto, Taise Santos.

 

Para a gestora do Sebrae Lab, Patrícia Castro, mesmo com o espaço fechado, foram realizadas programações on-line com alinhamento e objetivo voltado para o desenvolvimento sustentável de Salvador. “As atividades foram contínuas, porém a reabertura do espaço físico mostra para sociedade que estamos disponíveis para contribuir com o movimento de empreendedorismo da nossa cidade. Existem projetos em que são priorizados empreendedores com ideias socioambientais positivas.”

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.