BAHIA EM REVISTA

Verão sem mosquito prossegue no combate ao Aedes em Salvador

Dando continuidade ao plano Verão Sem Mosquito, a Prefeitura de Salvador, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue intensificando as ações de combate às muriçocas e ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, zika e chikugunya. Durante esta semana, centenas de ruas e avenidas localizadas nos Distritos Sanitários (DS) de Cajazeiras, Itapuã, São Caetano e Itapagipe, incluindo a Ilha de Bom Jesus dos Passos, receberam agentes e equipes de combate às endemias.

Durante o trabalho, profissionais do CCZ realizam a colocação de capas em caixas d’água destampadas e a aplicação de termonebulizadores, o popular “fumacê”, com a utilização de motos, equipamento mais rápido e eficaz na estratégia. Conforme a subcoordenadora de Ações de Controle das Arboviroses, Cristina Guimarães, cerca de mil capas já foram doadas à população soteropolitana e todas as atividades do plano acontecem concomitante às iniciativas de conscientização da população para os cuidados que devem exercer.

“Por exemplo, para as vedações adequadas das caixas e outros recipientes armazenadores de água, os agentes de endemias orientam ainda quanto aos cuidados básicos e permanentes com a limpeza e manutenção das capas”, explica. As pessoas beneficiadas assumem o compromisso formal de colaborar com a estratégia, “uma vez que sem o apoio da população não é possível garantirmos o êxito das ações implementadas”, salienta.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.