A pandemia de Covid-19 provocou o aumento do interesse das pessoas em realizar um hábito considerado saudável tanto no quesito alimentar, quanto mental: o cultivo de hortas na própria casa. Somente nas últimas cinco edições, o Horta em Casa, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), registrou cerca de 5 mil inscrições para participar do projeto. No entanto, mais do que receber as mudas, é necessário também saber como cuidar delas e ter sempre plantas fresquinhas para o consumo.
Por isso, o projeto desenvolve capacitações para as pessoas selecionadas no Horta em Casa. Na semana passada, por exemplo, foi de mão na terra para as turmas da quinta edição. Nas duas aulas realizadas, os alunos receberam dicas importantes para o plantio, adubação, rega, poda dos vegetais e produção de sementeiras, inclusive com a utilização de materiais recicláveis.
As 100 pessoas contempladas com os kits tiveram a oportunidade de fazer o plantio das mudas de hortaliça, enquanto acompanhavam o passo a passo das instrutoras. Dentre elas estava a analista de sistemas Elisângela Souza, de 42 anos, que se inscreveu no projeto para ter mais informações sobre os cuidados com algumas espécies, a exemplo do hortelã miúdo.
Ao final das instruções, ela conseguiu plantar uma nova horta, com mudas de rúcula, cebolinha, manjericão e hortelã, utilizando as técnicas necessárias. “Os meus pais já plantavam hortaliças em casa, mas eu tinha algumas dúvidas sobre os cuidados. Com a aula, tirei as dúvidas e ainda tive auxílio e material informativo pelo grupo de WhatsApp. É uma iniciativa excelente”, diz.