Com a proximidade da alta estação, o avanço da vacinação e o número cada vez mais baixo de casos de Covid-19, os turistas estão cada vez mais presentes em Salvador. Para apoio aos visitantes, o Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), vinculado à Guarda Civil Municipal, tem atuado 24h, fornecendo informações turísticas e de segurança para comerciantes, soteropolitanos, baianos e turistas. A base operacional do GAT está localizada na rua Gregório de Matos, no Pelourinho.
O efetivo é distribuído em duas viaturas, por patrulhamento motorizado pela região do Centro Histórico, Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, além dos serviços de patrulhamento a pé, distribuídos em duplas ou trios nos principais pontos turísticos da cidade, como o Elevador Lacerda, Praça Cairu, Mercado Modelo, Praça da Sé e Terreiro de Jesus.
Antes da atuação nas ruas, os agentes passam por um processo de qualificação continuada, onde são abordados conhecimentos dos patrimônios históricos e culturais de Salvador, legislação aplicada ao turismo, inglês básico aplicado à segurança turística e atendimento ao público. A capacitação mais recente foi iniciada em outubro e envolveu cerca de 80 agentes da GCM, na sede da Guarda Civil Municipal, localizada na Avenida San Martin.
“Essa qualificação de nossos agentes é o diferencial. Nós, como agentes especializados, entregamos algo a mais aos visitantes que chegam à nossa capital, proporcionando uma recepção de qualidade, atendimento turístico e uma segurança diferenciada no setor, fomentando o turismo na capital e proporcionando a experiência para ele permanecer o tempo que for necessário”, disse o supervisor de operações e comandante do GAT, Thiago Almeida.
Mais segurança – Pela primeira vez em Salvador, a operadora de telemarketing Marcelene Félix, de São Paulo, disse estar se sentindo mais segura com a presença dos agentes nas ruas. “Em cada lugar que passamos, temos visto com bastante frequência a presença de guardas municipais e viaturas. Estamos adorando conhecer a cidade”.
Acompanhado da esposa, Dalmo Soares, de 47 anos, ressaltou a importância da presença dos agentes do GAT espalhados nos pontos turísticos da cidade. Para ele, os agentes têm tido papel fundamental na orientação aos turistas.
“Eu me sinto muito mais seguro com a presença dos agentes de segurança nas ruas, dando apoio na segurança dos turistas e da população. Sinto-me mais tranquilo com a presença deles”, disse o administrador paulista.