Os beneficiários do Bolsa Família em Salvador serão migrados de forma automática para o Auxílio Brasil, de acordo com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre). A pasta reforça não haver a necessidade da população se deslocar aos postos para solicitar a migração dos benefícios, o que nos últimos dias tem resultado em grandes filas e aglomerações.
“Acompanhando a movimentação todos esses dias, percebemos que grande parte das pessoas, que procuram os serviços do CadÚnico, nem precisariam sair de casa. Quem já está ativo na base de dados do Bolsa Família vai migrar, automaticamente, para o Auxílio Brasil”, alerta o secretário da Sempre, Kiki Bispo.
O usuário pode visualizar a situação do seu cadastro através do aplicativo Meu CadÚnico. Atualmente há apenas três situações em que o cidadão precisa comparecer aos postos, referente ao Bolsa Família: necessidade de fazer a primeira inscrição, teve o pagamento suspenso ou fez a atualização do cadastro há dois anos ou mais.
Força-tarefa – Para atendimento ao público, a Sempre promoveu uma força-tarefa envolvendo diversas estruturas. O atendimento pode ser acessado de forma presencial, das 8h às 17h, na sede da secretaria, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, ou nos pontos do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) em Ilha de Maré, Ceasa, Itapuã, São Cristóvão, Lagoa da Paixão e Cajazeiras.
O serviço também é realizado nas unidades das Prefeitura-Bairro Centro/Brotas, Barra/Pituba, Subúrbio/Ilhas, Itapuã/Ipitanga, Valéria, Pau da Lima, Cabula/Tancredo Neves, Cidade Baixa, Cajazeiras e Liberdade/São Caetano. Neste caso, é necessário fazer agendamento prévio pelo site horamarcada. salvador. ba. gov. br .
Mais dois postos passarão a funcionar em breve: no Subúrbio 360, em Coutos, e na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras. Os dois locais terão atendimento por demanda aberta, com distribuição de fichas.
Além disso, o CadÚnico Itinerante passa a funcionar diariamente, percorrendo os bairros periféricos de Salvador para levar os serviços à população. A força-tarefa da Sempre para atendimento à demanda também envolve o Núcleo de Ações Articuladas para População em Situação de Rua (Nuar), no Comércio, que resolve os casos dos usuários classificados como prioridade.