Após passar por São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a mostra itinerante 17 ODS para um Mundo Melhor chega a Salvador e poderá ser conferida pelos cidadãos até o dia 12 de outubro, na Praça Cairu, no Comércio. Apoiada pelo Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, a iniciativa tem apoio local da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Empresa Salvador Turismo (Saltur), e Fundação Gregório de Mattos (FGM), com patrocínio do grupo Colgate-Palmolive e iniciativa da Toptrends, empresa que promoveu a exposição CowParade Salvador.
A mostra é inspirada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) e representados na exposição através de globos terrestres com 1,8m de altura. Na ocasião, uma escultura extra será ilustrada pelo artista plástico baiano Menelaw Sete, com o tema ODS 12 – Consumo e produção responsáveis: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. A finalização da obra será transmitida na abertura da exposição, através do perfil @17odsparaummundomelhor no Instagram.
Com abordagem de temáticas como Educação de Qualidade, Redução das Desigualdades, Igualdade de Gênero, Fome Zero e Água Potável, a mostra propõe que as pessoas conheçam e reflitam sobre as ações elencadas pela ONU, em 2015, para melhorias no planeta. A Agenda 2030 é um plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas para que os 193 países-membros alcancem a sustentabilidade necessária, em todos os âmbitos, até 2030.
Além de Menelaw Sete, também assinam as peças da exposição os artistas Alexandre Truff, Mundano, Beatriz de Carvalho, Fabiano Al Makul, Priscila Barbosa, Maramgoní, Fernanda Eva, Pomb, os arquitetos Marcelo Stefanovicz e Consuelo Cornelsen, Giovanna Nucci, Binho Ribeiro e o coletivo SHN.