A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, no começo de setembro, a vacinação da terceira dose para idosos acima de 80 anos, como forma de reforçar a imunização contra a Covid-19. Além dos drives e postos fixos instalados em Salvador, os agentes do órgão também promovem a vacinação em domicílio, por meio do Vacina Express. Através deste serviço, pessoas com dificuldade de locomoção ou acamadas podem agendar a aplicação do imunizante sem sair de casa.
Somente no Distrito Sanitário de Itapagipe, nos últimos dias mais de 50 idosos foram visitados pelos técnicos de saúde, em bairros como Bonfim, Caminho de Areia, Monte Serrat, Massaranduba, Ribeiro, Roma, Uruguai, Vila Ruy Barbosa e no Lobato.
Uma dessas pessoas foi a irmã Raimunda de Oliveira Carvalho, no Convento da Sagrada Família, no Bonfim. Aos 92 anos, a idosa está acamada em decorrência do Mal de Alzheimer, e recebe os cuidados de Vanessa Oliveira, enfermeira do convento. Das 52 abrigadas no local, 15 irmãs estão acamadas e com dificuldades de locomoção.
Para a cuidadora, o Vacina Express é muito importante para as internas do convento. “O serviço para nós foi gratificante, só tenho a agradecer à prefeitura. A maioria delas tem Alzheimer, baixa mobilidade dos membros e, sem esse serviço, teríamos muita dificuldade. É fundamental ter nossas irmãs vacinadas com essa terceira dose de esperança”,destacou Vanessa.
Funcionamento – Disponível desde fevereiro deste ano, o Vacina Express já atendeu a cerca de 14 mil pessoas elegíveis para a vacinação contra a Covid-19, que estejam acamadas ou com dificuldade de locomoção, para receber o imunizante em casa. O público é formado por idosos, pessoas com deficiência, portadores de comorbidades, pacientes oncológicos, pessoas com doença falciforme ou em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, pessoas com transtorno intelectual severo e moderado (entre eles, autistas) e pessoas com síndrome de Down.
Diariamente, são disponibilizadas 100 vagas para o serviço gratuito, que funciona de segunda a sexta-feira em todos os distritos sanitários da cidade. O agendamento pode ser feito a partir das 8h, através do site vacinaexpress. saude. salvador. ba. gov. br. Quem utilizou o serviço anteriormente não precisa de novo agendamento – as equipes retornam ao domicílio automaticamente, no período indicado pela estratégia de vacinação.