BAHIA EM REVISTA

Museus do IPAC reabrem à visitação pública nesta terça-feira (17)

O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, 17 de agosto, será duplamente comemorado na Bahia, com a reabertura dos museus administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Fechados há um ano e meio, devido a pandemia, agora, em virtude da flexibilização das atividades determinada pelas autoridades públicas municipal e estadual, os espaços culturais terão horários de funcionamento diferenciados, e continuarão seguindo as regras de prevenção a Covid-19, com o uso obrigatório de máscara, álcool em gel, distanciamento social e limitação do número de visitantes.

Na capital, apenas o Museu de Arte da Bahia (MAB), Palacete das Artes e Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) retornam dia 17. Os do interior, Museu do Recolhimento dos Humildes e Parque Histórico Castro Alves, reabrirão dia 19. Os museus Tempostal e Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica, localizados no Pelourinho, seguem fechados (para readequação dos espaços) até setembro, com programação especial comemorativa para a Primavera dos Museus. O Centro Cultural Solar Ferrão está em obras de revitalização e retornará em data a ser anunciada em breve.

Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, este é um momento de muita alegria e entusiasmo. “Estou muito feliz em chegarmos nessa fase de reabertura dos museus, depois de tantas limitações e perdas. Chegamos neste dia tão esperado e desejado por nós ao voltarmos a oferecer arte e viver a arte. Os museus estão de braços abertos esperando pelos seus visitantes, que são os responsáveis por dar vida aos equipamentos, que são a verdadeira razão deles existirem. Sejam bem-vindos de volta”, afirmou.

Desde o início do isolamento social, os museus do IPAC têm desenvolvido ações em suas redes sociais para manter a divulgação de seus acervos, atividades, além da comunicação com seus públicos. Centenas delas foram realizadas, a exemplos de lives, exposições, oficinas, sempre com temas ligados ao patrimônio artístico e cultural do Estado. Com a reabertura, os museus passarão, dentro dos protocolos de segurança, a receber o público também para acompanhar a agenda educativa.   

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.