Neste mês de junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é marcado também pelo reinício das atividades de coleta seletiva em Salvador, suspensa há 15 meses em função da pandemia. Esse retorno aconteceu na semana passada com a abertura de três unidades Casa Soma de coleta de resíduos recicláveis, que ficarão sediadas no bairros de Stella Maris (Praça de Stella Maris), Ribeira (Largo do Papagaio) e Paripe (sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas). A iniciativa foi anunciada pela manhã pelo prefeito Bruno Reis, além de representantes da startup de impacto SO+MA e do Grupo Heineken, patrocinador do projeto.
“Com essa parceria, Salvador dá um passo a mais na questão da coleta seletiva na cidade. Falar em meio ambiente e sustentabilidade é falar de futuro e, somente com parcerias, vamos poder construir juntos um mundo mais saudável. Nesta ação da Casa Soma, foi assumido o compromisso de não só consolidar, mas também ampliar o programa”, disse o prefeito.
A volta do recebimento de materiais através dos contêineres das unidades da Casa Soma marcará também a expansão da parceria com o Programa Soma Vantagens, que é desenvolvido pela startup SO+MA e patrocinado pelo Grupo Heineken no Brasil. O objetivo do programa, que em 2019 inaugurou em Salvador duas unidades de coletas de materiais – uma em Paripe e a outra em Periperi, é chegar até setembro de 2021 com 12 estruturas implantadas na cidade, sendo duas delas em espaços privados.
“A atividade de coleta seletiva é extremamente necessária para a cidade, tanto do ponto de vista ambiental como do social. Quando conseguimos fazer com que esses dois fatores façam parte de um mesmo projeto, é inspirador. Esse é o caso dessa parceria da Prefeitura com a startup SO+MA. Ela estimula a consciência ambiental do cidadão através de uma moeda social, que é o resíduo reciclável, e ainda movimenta a economia local”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Edna França, também presente na ocasião.
De acordo com a fundadora da SO+MA, Claudia Pires, o projeto busca construir diálogo e reforçar hábitos. “Queremos continuar estimulando boas práticas e mostrar que comportamentos benéficos, como o hábito da reciclagem, por exemplo, geram impacto positivo na comunidade”, comentou.
Economia circular – Esse formato de estímulo à coleta seletiva visa sobretudo promover a economia circular e oferecer benefícios reais para atitudes socioambientais dos cidadãos. Isso porque, com o descarte, a população pode acumular pontos e trocá-los por produtos ou serviços, como cursos profissionalizantes, alimentação básica e itens de higiene – auxílio de grande importância, em especial, para pessoas em situações de vulnerabilidade durante o período de pandemia.
O Grupo Heineken é um dos principais parceiros do programa, que vem atuando em conjunto desde a concepção do projeto. “Nós acreditamos na importância deste programa como um catalisador de mudança social e ambiental, pois ele olha não apenas para a gestão de resíduos, mas também para o desenvolvimento da comunidade local. Por meio dessa parceria, queremos fomentar o diálogo em relação a temas importantes, além de gerar oportunidades e capacitar a população”, afirma Ornella Vilardo, gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.