A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou mais uma edição do projeto Bolsa Família Itinerante, com o recadastramento dos beneficiários no Cadastro Único para programas sociais, além de consulta ao Número de Identificação Social (NIS), facilitando o monitoramento das famílias.
O projeto atendeu aproximadamente 70 pessoas no Centro Educacional Yolanda Pires, no bairro Jardim Limoeiro. A ação tem como objetivo priorizar os locais mais distantes do centro da cidade e ajudar aqueles que não possuem recursos financeiros ou têm dificuldades para se locomover, descentralizando o atendimento.
De acordo com a gestora da Sedes, Reni Oliveira, a ideia é levar o projeto para mais localidades. “Essa foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Sedes, que visa levar para comunidade, o serviço itinerante. Uma ação que vem dando certo e nós vamos levar para mais comunidades da sede, costa e zona rural”, destacou.
Para a coordenadora do Cadastro Único/ Bolsa Família no município, Iracema Costa, o dia foi bastante produtivo. “Atendemos aqui, aproximadamente 70 pessoas para atualização cadastral e também tiramos algumas dúvidas. Voltaremos na quinta-feira, para dar continuidade ao atendimento para quem não pode vir hoje”, disse.
Facilidade e agilidade marcaram a iniciativa, para a beneficiária Elisângela de Souza, o projeto facilitou muito. “Eu achei muito importante, por que se fosse eu esperar para ser atendida na sede do programa, no Centro, iria demorar mais. Aqui, foi tudo muito tranquilo e seguro”.
No Cadastro Único são registradas informações como características da residência, identificação pessoal, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. Cadastrado nessa ferramenta, o cidadão pode acessar serviços como a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Isenção de Taxas em Concursos Públicos, entre outros programas.