Silvana Pinho
Levantamento feito pela Ademi-BA (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia) revela que a Bahia teve um aumento de 31% na venda de imóveis neste primeiro trimestre de 2021.
A Bahia vive a melhor fase desde os últimos dez anos do setor imobiliário. Ao todo, já foram comercializados 2.188 imóveis entre janeiro e março deste ano em comparação às 1.666 vendas em 2019 no mesmo período.
Já em Salvador, no primeiro trimestre de 2021 foram vendidos 1.044 imóveis em comparação com 689 negociados no mesmo período de 2020. Neste ano, o aumento foi de 52% comparado ao ano passado.
De acordo com Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, uma das principais causas para o aumento foi a redução da taxa de juros.
“Chegamos a ter a taxa Selic mais baixa da história, de 2% ao ano. Temos hoje uma taxa Selic ainda acessível, com 2,75% ao ano. Isso fez com que mais pessoas tivessem acesso ao crédito e também pudessem contratar um valor maior de financiamento para aquisição do seu imóvel”, disse Cláudio Cunha.