Na tela do monitor, os agentes de trânsito avistam um acidente. Em alguns minutos, uma equipe da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) já está no local prestando apoio e ordenando o tráfego. A implantação do Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento da autarquia, há seis anos, trouxe mais agilidade no atendimento às ocorrências do trânsito, reduzindo em mais de 50% o tempo de resposta.
Não somente sinistros de trânsito são flagrados – os agentes ficam atentos às infrações e, ultimamente, no ordenamento das filas de veículos para a vacinação contra a Covid-19. Atrelado à evolução tecnológica decorrente dos últimos anos, o NOA viabiliza a análise da fluidez de tráfego em tempo real, através de equipamentos de última geração e com a colaboração da população.
Na sala, cerca de 40 colaboradores se revezam 24h por dia e ficam atentos às imagens das quase 430 câmeras espalhadas por diversas vias da cidade. A principal função é monitorar o trânsito da capital e identificar congestionamentos, obstáculos e pontos críticos, avaliando a situação, enviando equipes ao local e intervindo para trazer maior fluidez. Em 2020, o NOA atendeu cerca de 22 mil solicitações da população, ou seja, mais de 60 demandas por dia.
O superintendente da Transalvador, Marcus Passos, afirma que o NOA é um ganho para a cidade, ao agilizar a solução de demandas em um período em que o número de veículos cresce em Salvador, tornando cada vez mais importante a assertividade nas intervenções. “A interação com a sociedade, tanto recebendo colaborações dos cidadãos como disparando informações para conhecimento de todos, é um dos maiores benefícios decorrentes do NOA”, diz Passos.
Vacinação e grandes eventos – Habituados a intervir em grandes eventos, como as festas de rua soteropolitanas, os integrantes do NOA, como o supervisor Raimundo Freitas, afirmam que a maior necessidade de intervenção, atualmente, decorre da operação de vacinação contra o coronavírus. “O drive-thru de vacinação exige uma organização viária que não interrompa o fluxo de veículos, momento em que os agentes da Transalvador atuam em prol da população soteropolitana”, esclarece o agente.
O coordenador do NOA, Cláudio Luz, demonstra satisfação pela evolução alcançada com o núcleo. Ele afirma que, antes da estrututra, existia somente uma linha telefônica, onde o cidadão entrava em contato com a atendente, que anotava a demanda em um papel e transmitia ao operador de rádio. “Tinha que imaginar qual era a viatura mais próxima. Tinha a cidade na cabeça, não existia recurso de internet. Hoje usamos o Google Maps, as câmeras e o GPS instalados nos equipamentos dos agentes. A sala não dá nem para comparar, tudo melhorou muito”, diz.
O núcleo possibilita, também, o registro e mensuração, com cruzamento de dados, de todas as ocorrências de trânsito como acidentes e infrações, produzindo gráficos, painéis e indicadores, construindo cenários e expectativas que subsidiam o planejamento da autarquia. O NOA conduz a Transalvador na seleção dos pontos da cidade em que as ações são mais necessárias.
Cada um dos núcleos trabalha com um supervisor, quatro operadores, um apoio administrativo e uma pessoa para atendimento à imprensa. A comunicação exerce papel relevante no contexto do NOA, tendo em vista que muitos cidadãos se informam sobre a situação do trânsito através do rádio, quando já estão em deslocamento. A Transalvador publica boletins a cada hora no site, e o Twitter é atualizado minuto a minuto.