BAHIA EM REVISTA

Simm on-line registrou mais de 600 atendimentos em três dias

O atendimento exclusivamente on-line adotado pelo Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), devido às restrições provocadas pela pandemia de Covid-19 em Salvador, tem sido avaliado como positivo pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec). Em apenas três dias dessa nova modalidade, foram registrados 607 atendimentos, de um total de 762 agendamentos feitos previamente pelos candidatos às vagas de emprego.

A secretária da Semdec, Mila Paes, ressalta que, proporcionalmente aos números de agendados x atendidos, o serviço on-line demonstrou uma maior efetividade. Segundo Mila, no modo presencial, o número de candidatos que acabam não comparecendo à seleção é bem maior, principalmente nesse momento de pandemia. “Este novo modelo operacional inicia uma nova dinâmica de transformação digital do Simm que já estava sendo desenhada, no sentido de agilizar o atendimento do nosso público”, observa.

O novo modelo digital será realizado, inicialmente, até 8 de março e atende à determinação municipal de suspensão dos atendimentos presenciais nos serviços públicos considerados não essenciais, visando o combate à pandemia do coronavírus.

Atendimento – O horário de atendimento do Simm é realizado excepcionalmente das 7h30 às 15h. Os candidatos são inicialmente abordados pelos atendentes, que consultam os dados e currículos. Caso estejam adequados aos requisitos das vagas, eles são encaminhados para entrevistas com o psicólogo do órgão via chat.

Os usuários que já fizeram o agendamento são contatados por um funcionário do Simm. Portanto, quem é cadastrado no site www. agendamentosemtel. salvador. ba. gov. br deve atualizar o número do WhatsApp, para que o serviço entre em contato no dia e hora que foram marcados previamente. A medida refere-se aos serviços relacionados às ofertas de emprego, Simm, Simm Mulher, Simm PCD e atendimento de orientação ao Microempreendedor Individual (MEI).

A diretora do Trabalho e Empreendedorismo, Maria Eduarda Lomanto, destaca a rapidez na adaptação da equipe de atendimento ao ambiente digital, realizando conversas com os usuários por meio digital de uma forma objetiva e cuidadosa. “Sempre com o propósito de pensar na saúde do cidadão, em diminuir a circulação das pessoas nas ruas da cidade, focando a importância e a necessidade da empregabilidade”, pontua.

Maria Eduarda explica que esta fase experimental da rotina on-line está sendo aperfeiçoada para viabilizar um maior atendimento ao público. “Vamos aumentar essa agenda, reduzindo o tempo de atendimento à medida que os colaboradores do Simm estiverem treinados nessa nova modalidade”, diz.

Treinar para empregar – Para a diretora do Trabalho e Empreendedorismo, o grande desafio do Simm é aumentar cada vez mais o número de encaminhamentos para as empresas. “Uma das alternativas é a flexibilização dos critérios exigidos nas vagas, como a experiência em carteira que pode ser substituída pelo processo de qualificação. Esta é uma das propostas do Programa Treinar para Empregar, que está em fase de elaboração. A nossa intenção é abrir um canal de diálogo permanente e promover um processo de sensibilização com o empresariado. Queremos treinar para empregar mais, beneficiando tanto o candidato, quanto o empresário”, finaliza a diretora.

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