BAHIA EM REVISTA

Artista radicada na Bahia participa de salões internacionais

Artista visual e fotógrafa radicada na Bahia, Aline Cavalcante teve suas obras selecionadas para participar de dois grandes eventos do cenário artístico contemporâneo internacional: o Salão Internacional de Arte Contemporânea Carrousel du Louvre, em Paris, e o Salão Internacional de Arte Contemporânea de Bruxelas, na Bélgica. Os dois eventos acontecerão em outubro e novembro de 2021, respectivamente.

Aline apresentará em cada um dos salões obras inéditas de suas foto-esculturas, técnica desenvolvida pela própria artista que parte de processo de sobreposição de fotografias e colagem. Com efeito de tridimensionalidade, as imagens “saltam” do plano. As obras escolhidas para participar das exposições fazem referência à arquitetura e sua inspiração são fachadas e a organização das cidades no espaço urbano.

A artista busca inspiração em trabalhos manuais como os dioramas e maquetes para conhecer novas possibilidades. Com suas fotografias já produziu peças que vão de cenários de natureza, passando por objetos até fotos de pessoas. “Iniciei esse trabalho pela curiosidade e experimentação, gosto de surpreender as pessoas com as minhas fotografias de um jeito diferente, mas para entender é preciso “ver de perto”, brinca a artista.

Com curadoria e assessoria artística de Lisandra Miguel e organização da Vivemos Arte, a artista participa ainda do livro Vivemos Arte, que tem lançamento durante o Salão no Carrousel du Louvre, em Paris no período da exposição. O catálogo impresso reúne artistas de vários países e terá lançamento no Brasil em 2022. Em novembro Aline segue para Bélgica, onde participa do tradicional Salão Internacional de Arte Contemporânea de Bruxelas junto com outros artistas representando a arte brasileira para colecionadores e galerias nesse que é considerado o novo centro europeu de arte.

“Estou muito feliz e ansiosa em poder participar desses dois grandes eventos, é um reconhecimento ao meu trabalho e um momento único para mim”, pontua. Aline é formada em jornalismo desde 2004 e dividiu sua carreira profissional entre jornalismo e fotografia até 2011, quando passou a se dedicar à fotografia comercial, eventos e ensaios.

Em 2017 focou em um desejo antigo de se dedicar a um projeto pessoal de artes e desde então vem ganhando espaço. Já realizou workshops, participou de mostra virtuais, festivais, seleções internacionais e exposições para apresentar seu trabalho, dentre elas sua participação em 2019 no Salão de Artes Visuais do 36º. Festival de Artes de São Cristóvão, em Sergipe.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.