A decoração de luzes na capital baiana e a Vila de Natal – intitulada de Vila da Esperança, já foi visitada por mais de 100 mil baianos e turistas. Até seu último dia de funcionamento, 6 de janeiro, a previsão é que 150 mil pessoas tenham passado pelo local. A decoração que foi aberta no final de novembro tem como ponto alto a Praça 2 de Julho, no Campo Grande, Centro de Salvador. O acesso somente é possível através de agendamento, a ser feito no site natal.salvador.ba.gov.br. A Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) explica que tem havido desistências, por isso, quem tiver interesse deve acessar o site diariamente.
De acordo com o Diretor de Iluminação Pública de Salvador, Júnior Magalhães, a decoração tem sido um sucesso. “A pandemia nos ensinou a fazer um novo formato de evento público, com agendamento, segurança, contagem de pessoas e toda a segurança que o momento requer. Criamos protocolos que agradaram muito a população de Salvador. A decoração da nossa capital é sem dúvida uma das maiores do mundo”, frisa. Ele afirma que diariamente pessoas têm desistido e cancelado o agendamento, abrindo possibilidades de novos reagendamentos. “Têm surgido algumas vagas, mas é preciso acessar o site para verificar”, explica.
Estrutura e acesso – A Vila da Esperança possui mais de 1,7 milhão de lâmpadas espalhadas por toda a Praça 2 de Julho. A grande atração é o túnel de luz sincronizado com canções natalinas, todo em LED e que possui 310 metros – um dos maiores do mundo neste gênero. Bem no meio da praça, a árvore de Natal chama a atenção, com seus 22 metros de altura. O espaço funciona das 18h às 22h.
Na entrada será obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e o QR Code disponibilizado pelo site. O horário das 18h às 19h é exclusivo para idosos e portadores de deficiência, com direito a um acompanhante que não precisará de agendamento. Crianças de até 12 anos também não precisam fazer cadastro.
São disponibilizadas cinco sessões de visitação por dia, até 500 pessoas cada e em intervalos de 50 minutos. A permanência no local será de 30 minutos e 30 monitores se revezam no trabalho de visita guiada com o público pelo espaço. Uma sirene será acionada para indicar às pessoas o momento de sair do local para a entrada de um novo grupo.
Pelo local, totens de orientação quanto ao distanciamento e álcool em gel estarão disponíveis aos cidadãos, que terão de usar máscara. Não haverá comércio de qualquer produto na Vila da Esperança, como forma de evitar aglomerações.
Por toda a cidade – A iluminação natalina está presente em diversos pontos da cidade, levando palavras como paz, gratidão, felicidade e esperança como desejos para 2021. As peças estão presentes em locais como o Dique do Tororó, Baixa dos Sapateiros, Bonfim, Caminho de Areia, Rio Vermelho, Praça Municipal, avenidas Centenário e Afrânio Peixoto (Suburbana) e prédios como a Câmara de Vereadores, o Palácio Thomé de Souza e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).