O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) recebeu, no período entre 1º de março e 30 de setembro deste ano, 19.103 trotes telefônicos. No mesmo período, no ano anterior, o SAMU recebeu 37.641 trotes via atendimento telefônico. A ligação com falso pretexto pode acarretar graves consequências retardando o atendimento de cidadãos que estão necessitando do serviço, ampliando as chances de óbitos e de sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.
Além destes fatores, a atitude nociva gera desperdício do dinheiro público, impactando o sistema de saúde do município. De acordo com o médico e coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, Ivan Paiva, existem duas categorias de trotes. Uma delas é de crianças que fazem as ligações com o intuito de se divertir e são logo identificadas pelos atendentes. Outra categoria se refere a adultos que simulam histórias que resultam em gasto de tempo de diversos profissionais que deixam de atender quem de fato precisa de um atendimento breve.
“Esses casos [de adultos mal intencionados] são mais danosos, mais elaborados. A pessoa liga e diz que acabou de presenciar um acidente, uma pessoa passando mal, e vai respondendo as perguntas e criando uma situação que pelo telefone o atendente não consegue identificar se é trote ou não. Esse chamado ocupa linha telefônica e é encaminhado para o médico, ocupando também o seu tempo. Encaminhamos a ambulância que, quando chegamos ao local, percebemos que a situação não existia. Não consigo entender porque alguém tenta brincar com a vida alheia”, desabafa Paiva.
As chamadas telefônicas efetuadas por crianças obtêm dos atendentes a mesma atenção que as realizadas por adultos, já que o pequeno pode estar tentando pedir auxílio para algum familiar. Como as ocorrências de trote telefônico são, em sua maioria, ocasionadas por crianças, o médico faz um alerta aos pais. “Com a pandemia, as pessoas criaram consciência e utilizam o serviço de forma correta […]. Pedimos aos pais para sempre olhar a lista de ligações do celular dos filhos e se a criança estiver ligando para os números 192, 193 ou 190 fazer a orientação dele de forma adequada. Muitas vezes a criança não tem noção e acha que é uma simples brincadeira”, finalizou.
O total de chamadas telefônicas recebidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, englobando os trotes, de 1º de março a 30 de setembro deste ano foi de 196.734. No mesmo período do ano anterior, o quantitativo registrado foi de 201.606.