A partir desta quarta-feira (7), as praias de Boa Viagem e Cantagalo, de segunda a sexta-feira, e de Amaralina, de terça a sexta-feira, voltarão a ter o acesso liberado ao público. A interdição prosseguirá por mais sete dias na praia de Piatã, por ainda registrar episódios de aglomeração no fim de semana, mesmo com a proibição do uso. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (5) pelo prefeito ACM Neto, durante assinatura da ordem de serviço para reconstrução do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Lírio do Vale, no Vale dos Lagos.
“Tivemos um fim de semana de relativa tranquilidade nas praias, um sábado considerado exemplar com pouquíssimos casos. Ontem tivemos um probleminha maior na região de Piatã e Itapuã, mas, em geral, as coisas foram mais tranquilas do que no fim de semana anterior, deixando uma mensagem positiva para que possamos avançar nas ações”, disse ACM Neto.
O prefeito ainda avaliou a situação da Covid-19 em Salvador, que apresentou aumento da média móvel em 10% no número de casos na semana passada. “Não é nada que deva nos assustar, mas deve nos colocar em observação, acendendo a luz amarela a todos nós. Vemos através do noticiário internacional a França fechar bares, a Espanha decretar lockdown e os Estados Unidos registrar aumento do número de casos. Tudo isso serve para reforçar a nossa atenção e preocupação.”
Sobre o retorno das aulas, o chefe do Executivo municipal declarou que será organizada uma agenda com o governador, ainda esta semana, para abordar o assunto. Ele ainda aproveitou para fazer um apelo aos prefeitos das cidades vizinhas que tenham o mesmo compromisso de Salvador em conter a transmissão do novo coronavírus, já que a maior parte dos leitos de UTI estão localizados na capital baiana.
Outro apelo é para que as pessoas continuem usando a máscara ao sair de casa. “O que mais me preocupa é ver muita gente sem máscara na rua, em todos os cantos. Uma sensação de relaxamento que é natural depois de tanto tempo, mas é necessário ver o que está acontecendo lá fora, em outros países. A pior coisa pra gente seria ter que retroceder ao que já conquistamos”, alertou ACM Neto.
Também foi ressaltado o trabalho da Prefeitura realizado até o momento para evitar, também, aumento do número de casos e de mortes. “Por isso estamos tendo cautela na reabertura das atividades. Espero que não percamos o verão, que seja possível, mesmo com o novo normal, a gente aproveitar essa vocação extraordinária de principal destino turístico”, declarou o prefeito.