No primeiro fim de semana de reabertura dos shopping centers de Salvador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) vistoriou 15 desses centros comerciais. A ação resultou na notificação de sete lojas para adequação aos protocolos de funcionamento e interdição de cinco lojas de serviços estéticos, por ainda não poder funcionar nessa primeira fase de reabertura.
As vistorias ocorreram na última sexta-feira (24) e sábado (25) nos shoppings Barra, da Bahia, Center Lapa, Itaigara, Paseo, Tri Center, Bela Vista, Paralela, da Gente, Salvador Norte, da Cidade, Piedade, Sumaré, Imbuí Plaza e Salvador Shopping. Ao todo, 4.345 lojas e 286 quiosques foram vistoriados. A fiscalização visa garantir o cumprimento dos protocolos gerais e específicos de funcionamento das lojas situadas dentro dos shopping centers.
Reabertos desde a última sexta-feira (24), os shoppings e centros comerciais precisam seguir regras, como o uso obrigatório de máscaras, higienizar ambientes e produtos e estabelecer a limitação de uma pessoa a cada nove metros quadrados em áreas comuns. Dentro das lojas, só pode haver uma pessoa a cada cinco metros quadrados; o estacionamento deve ser limitado a 50% das vagas e é preciso haver medição de temperatura de todos. O horário de funcionamento deve ser das 12h às 20h, de segunda a sábado.
As áreas de alimentação continuam funcionando apenas no sistema drive-thru ou para a retirada do produto no balcão, sem consumo nesses locais. O consumo nas áreas de alimentação dos shoppings só deve ser liberado quando a cidade entrar na fase dois da retomada das atividades.
Bairros com restrição – A força-tarefa coordenada pela Sedur, com o apoio da Polícia Militar, também esteve nas localidades que passam por medidas restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida. Ao todo, foram feitas 1.135 vistorias e 31 interdições no sábado (25) em localidades de Cajazeiras, Águas Claras e Castelo Branco e 861 vistorias e quatro interdições no domingo (26) em Cajazeiras, Castelo Branco e Nordeste de Amaralina.
No sábado, foram 455 vistorias e uma interdição no bairro de Águas Claras; 55 vistorias em Castelo Branco, com cinco interdições; 26 vistorias em Cajazeira VII, com uma interdição; 107 vistorias em Cajazeira VIII, com uma interdição; 122, em Cajazeira X, com seis interdições; 131 em Cajazeira XI, com três interdições; 56, em Fazenda Grande I, sem interdição; 40, em Fazenda Grande II, com duas interdições; 71, na Fazenda Grande III, com seis interdições e 72 em Fazenda Grande IV, com seis interdições.
No domingo, houve 140 vistorias no Nordeste de Amaralina, sem interdição; 102 vistorias em Castelo Branco, sem interdição; 131 em Cajazeira XI, com 4 interdições; 56 em Fazenda Grande I, sem interdição; 287 em Fazenda Grande II, sem interdição; 130 vistorias na Fazenda Grande III, sem interdição e 15 na Fazenda Grande IV, sem interdição.
Desde o início das ações em bairros que passam por medidas restritivas, em maio desse ano, a força-tarefa da Prefeitura já realizou 128.232 vistorias e 3.090 interdições em estabelecimentos diversos situados nesses locais.