A Prefeitura de Camaçari segue comprometida e sem medir esforços para viabilizar a reabertura do comércio no município. Diante disso, o prefeito Elinaldo Araújo teve o segundo encontro com os representantes da associação de comerciantes, autoridades das polícias militar e civil, além do secretariado. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Secretaria do Governo (Segov).
Na ocasião, o gestor do Executivo ouviu atentamente a todos os presentes que, de forma unânime, concordaram em prorrogar por mais 15 dias a reabertura do comércio. A decisão foi tomada com base no aumento veloz dos casos e óbitos confirmados do novo coronavírus.
Com o comércio fechado há mais de 100 dias, o prefeito deixou claro o seu sentimento de preocupação diante da situação do município e sinalizou que reconhece as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes. Nesta perspectiva, abriu o diálogo pedindo aos presentes que apresentassem suas opiniões, a fim de que a tomada de decisão fosse feita de forma coletiva.
Antecedendo a fala dos presentes, o secretário da Saúde, Luiz Duplat, fez uma apresentação panorâmica das ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19, mostrando, por meios de gráficos, o cenário atual e o planejamento com fases epidêmicas da doença. O secretário trouxe informações acerca do achatamento da curva, assim como também a ocupação de leitos das unidades de enfretamento ao vírus.
Com bases nas informações apresentadas e nas situações recorrentes de descumprimento de decretos já publicados por meio do Diário Oficial do Município (DOM), o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, o tenente-coronel, Gabriel Neto, foi categórico ao dizer que “para proteger as vidas é necessário reajustar a proposta e estender o prazo de abertura do comércio”. Em concordância, o comandante da 59ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, major André Presa, reforçou a necessidade da continuidade das medidas de retenção voltadas à população, uma vez que “os moradores são carentes no cumprimento de regras, então vamos seguir com os trabalhos de conscientização e manter a extensão do fechamento”, concluiu.