Nesta terça-feira (23), a Prefeitura autorizou o início das obras para a ampliação do sistema BRT, que ganhará mais dois trechos. Um deles está localizado entre o Loteamento Cidade Jardim à Estação da Lapa, e o outro vai ligar o Parque da Cidade até a Pituba.
Com construção do primeiro trecho em andamento, o novo modal possibilitará a criação de linhas exclusivas para o transporte público, automóveis e bicicletas em corredores de tráfego próprios e segregados que vão reduzir o tempo do soteropolitano no trânsito, sobretudo em áreas historicamente marcadas por grandes congestionamentos. O sistema será, inclusive, integrado ao metrô.
Trecho 2 – O Trecho 2 (Cidade Jardim à Estação da Lapa) terá extensão de 6,5 km e as intervenções ficarão a cargo do Consórcio Engetec/PCE. Com investimento de R$203,7 milhões, as obras nesse trajeto têm previsão de conclusão no primeiro semestre de 2022.
As intervenções preveem o aproveitamento das vias de ônibus convencionais já existentes ao longo da Avenida Vasco da Gama, adaptando-a para uso do sistema BRT. Também serão implantadas novas vias exclusivas, além das estações Vasco da Gama, Ogunjá, Hospital Geral do Estado, Rio Vermelho, Pedrinhas e Cidade Jardim.
Essa etapa ainda engloba a construção de elevados e viadutos nos principais locais de cruzamento viário ao longo do corredor, especificamente na Rótula dos Barris, Avenida Garibaldi/Rua Lucaia e Vale das Pedrinhas. Os serviços abrangem ainda intervenções de macrodrenagem, urbanização e paisagismo, ciclovias e ciclofaixas.
Sentido orla – Já o Trecho 3 (Parque da Cidade/Pituba) está previsto para ser finalizado em abril de 2021, ou seja, antes do Trecho 2. Com percurso menor, de apenas 1,5 km, as obras no local terão investimento de R$ 37,6 milhões e serão de responsabilidade da Engetec Construções e Montagens S/A. Nessa extensão, os usuários contarão com três estações, sendo uma no Parque da Cidade, outra no Itaigara e mais uma na Pituba.
Trecho 1 – Com 75% de obras concluídas, o Trecho 1 possui 2,9 km de extensão e liga o Loteamento Cidade Jardim (Parque da Cidade) à região do Shopping da Bahia (Estação de Integração BRT/Metrô). Antes mesmo da conclusão total percurso, prevista para o final deste ano, quatro elevados (viadutos) já foram entregues e hoje proporcionam mais fluidez ao tráfego da Avenida ACM.
Um dos equipamentos fica entre a concessionária Baviera e o supermercado Sam’s Club (sentido Shopping da Bahia ao Parque da Cidade). O outro está situado na região do Cidadela, começando próximo da entrada do bairro da Polêmica e finalizando perto da antiga Comercial Ramos (também no sentido Shopping da Bahia ao Parque da Cidade).
Mais dois viadutos compõem o complexo viário João Gilberto, nas imediações do Parque da Cidade, no Itaigara. Três elevados estão em construção neste trecho 1 do BRT. Haverá ainda duas estações para embarque e desembarque de passageiros, no Cidadela e no Walmart.
Articulados – Os veículos utilizados pelo novo modal serão do tipo ônibus articulados com capacidade nominal de 170 passageiros, portas largas e comprimento máximo de 23m. Operando a uma velocidade média comercial de 25 a 40 km/h, os tempos de percurso serão significativamente reduzidos se comparados aos atuais níveis de operação. Os estudos de demanda indicaram que o primeiro ano de operação do BRT terá um total de 31,6 mil passageiros/hpm (hora de pico) e 346,0 mil/dia.