Foram 2.344 exames realizados e 232 pessoas identificadas com sorologia positiva para o novo coronavírus. Esse é o balanço da primeira semana das ações dos testes rápidos para Covid-19 nos bairros alvo de ações restritivas e de proteção à vida para conter a disseminação da doença – Boca do Rio, Plataforma, Nazaré e Pituba.
Somente na manhã desta terça-feira (19), foram realizados 160 testes na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba, e no final de linha da Plataforma, com 41 pessoas diagnosticadas com a doença. A partir desta quarta-feira (20), a iniciativa seguirá nos bairros do Lobato, Bonfim e Liberdade, que passarão a ser alvo de ações específicas da Prefeitura, além da continuidade em Plataforma.
“Os testes rápidos têm sido um importante equipamento para nos auxiliar na avaliação da circulação viral na cidade. Salvador foi uma das capitais brasileiras que saíram na frente com o uso em massa desse tipo de exame e, graças às medidas acertadas que tomamos, estamos conseguindo identificar e encaminhar de imediato ao isolamento essas pessoas infectadas. Assim, minimizamos o risco de disseminação do vírus e salvamos vidas”, destacou o secretário de Saúde, Leo Prates.