A Prefeitura realiza os últimos reparos para inaugurar, em breve, mais um hospital especializado no atendimento a pacientes com Covid-19 em Salvador. A unidade irá funcionar na Alameda das Espatódeas, no Caminho das Árvores, no prédio do Itaigara Memorial, onde antes funcionava um Hospital Dia.
Serão 47 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), todos equipados com ventiladores pulmonares, monitores multiparamétricos e isolados para atender pacientes em estado grave do novo coronavírus. O internamento será feito por meio do Sistema de Regulação.
O prédio com três andares foi requisitado pela Prefeitura ao Itaigara Memorial no início de abril. O andar térreo possui 17 leitos e já deve ser inaugurado no próximo dia 6 de maio. O primeiro andar dispõe de 30 leitos e o segundo será dedicado a serviços administrativos. Ambos devem ser entregues de acordo com a demanda por novos leitos.
A S3 Gestão em Saúde foi a empresa licitada para administrar a unidade hospitalar. Aproximadamente 300 profissionais vão atuar no tratamento dos pacientes, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além do corpo administrativo.
“A Prefeitura já fechou contrato e disponibilizou 39 leitos de UTI na rede privada, entre os quais 17 estão ocupados. A ideia é ocupar esses leitos e também os que serão entregues aqui no Itaigara Memorial, no Hospital de Campanha localizado no antigo Wet’n Wild (Paralela) e no Hospital Sagrada Família (Bonfim). Esse é um esforço que a gestão municipal está fazendo para salvar o máximo de vidas possível em época de pandemia”, afirma o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.
Leitos – O hospital do Itaigara Memorial integra a estratégia municipal de enfrentamento ao coronavírus em Salvador. A meta é implantar 250 leitos de UTI destinados exclusivamente para o tratamento da doença. O número deve chegar a 438, contabilizando os leitos de enfermaria.
No último dia 21, foi formalizada a implantação de 39 leitos de UTI distribuídos entre o Hospital Municipal (10), o Hospital Português (cinco), o Hospital Santa Izabel (14) e o Hospital Martagão Gesteira, com 10 leitos pediátricos. No início da semana passada, também foram apresentados os 83 novos respiradores adquiridos para ampliar o atendimento aos casos graves da Covid-19.