BAHIA EM REVISTA

Disque Coronavírus recebe mais de mil ligações por dia

Com intuito de atender, orientar e encaminhar as solicitações da população durante o período da pandemia de Covid-19, a Prefeitura criou um canal de comunicação especifico, o 160 – Disque Coronavírus, que funciona 24h. O serviço direcionado à Ouvidoria Geral do Município (OGM) já recebeu quase 114 mil ligações, entre os dias 16 de março e 23 de abril.

Durante o período de pouco mais de um mês, a média diária de chamadas recebida é de 1.211 mil. Nesse mesmo espaço de tempo, foram registradas 47.230 mil demandas, que são aquelas ligações registradas, protocoladas e encaminhadas ao órgão para adoção de providências.

O bairro que lidera o maior número de ocorrências é Cajazeiras, responsável por 1.350 ligações. Na sequência de localidades que mais solicitam o serviço estão Pernambués, Liberdade, Fazenda Grande do Retiro, Itapuã e Paripe. Já entre as localidades que menos acionaram o 160 figuram as ilhas de Maré e Frades, Horto Florestal, Areia Branca, Alphaville I e II, Horto Bela Vista, Jardim Placaford e Jaguaribe.

As ligações e contatos mais frequentes estão relacionados a pedidos de fiscalização de bares (com aglomeração e atividade sonora), estabelecimentos comerciais que estão descumprindo o decreto, além de solicitações de informações sobre sintomas do coronavírus. Também são demandadas informações sobre pontos de vacinação, saque do benefício social Salvador Por Todos e locais de distribuição de cestas básicas.

O serviço, além do número 160 para ligações, possui também o e-mail ouvidoria@ salvador. ba. gov. br e ainda com o portal Fala Salvador, no endereço www. falasalvador. ba. gov. br . Nos casos de denúncias pelo e-mail e portal, é preciso informar o endereço com ponto de referência e CEP do local da denúncia, além de descrever qual a atividade que está ocorrendo (bar, restaurante, etc), a quantidade aproximada de pessoas e se há atividade sonora (carro, caixa ou paredão).

Denúncias são checadas por força-tarefa – As queixas feitas ao Disque Coronavírus são alvos da fiscalização diária da força-tarefa formada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com o apoio da Vigilância Sanitária de Salvador, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Somente na última quinta-feira (23), o grupo vistoriou 394 estabelecimentos em 48 bairros de Salvador. Do total, nove foram interditados, sendo cinco bares e quatro barbearias/salões de beleza. Um  teve o alvará de funcionamento cassado.

Desde o dia 18 de março até ontem (23), foram feitas 11.584 vistorias, com o objetivo de fazer valer o cumprimento das medidas de prevenção e controle do coronavírus. Na lista dos estabelecimentos fiscalizados estão 7.172 bares e restaurantes, 1.445 clínicas de estética, salão de beleza e barbearia, 572 academias, 521 instituições de ensino (faculdades, cursos, escola e creche), 264 templos religiosos, 48 casas de eventos, três cinemas, um parque infantil, três clubes sociais, 121 shoppings\centros comerciais, 21 call centers, 40 obras, 135 supermercados, 219 lojas em comércio de rua, com área superior a 200 metros quadrados e 345 lojas em comércio de rua, com área inferior a 200 metros quadrados.

Também foram alvos da fiscalização 59 quadras e campos de futebol, 69 barracas de chapa, 101 agências bancárias, oito comércios de peixe, nove casas lotéricas, nove veículos com atividade sonora, 39 aglomerações de pessoas, um caça níquel, três food trucks, uma sauna, 20 postos de combustível, uma mercearia e duas praças. Desse total, 869 estabelecimentos comerciais foram interditados e 84 tiveram o alvará de funcionamento cassado.

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.