Nesse período em que a população deve se deslocar o mínimo possível nas ruas e evitar aglomerações devido ao contágio pelo coronavírus, é possível acessar serviços municipais sem sair de casa. Quem precisar fazer a recarga ou revalidação do SalvadorCard, por exemplo, pode evitar a fila dos postos de atendimento e realizar as operações pelo aplicativo KIM. Basta instalar a ferramenta, disponível no App Store e no Google Play, no celular ou tablete, ou acessar o site da plataforma no computador, no endereço www. kimrecarga. com. br.
A ação é válida para as modalidades do SalvadorCard Bilhete Avulso, Bilhete Avulso Identificado, Vale Transporte e Meia Passagem Estudantil. Ao baixar o aplicativo, é necessário se cadastrar com alguns dados pessoais e o número do cartão de transporte. Podem ser cadastrados até cinco cartões de modalidades diferentes. Depois, basta selecionar o valor desejado da recarga e efetuar a transação.
O pagamento pode ser feito com cartões de crédito ou débito, transferências bancárias dos principais bancos do país ou depósito em conta e boletos. No aplicativo, o usuário pode ainda consultar o saldo, bloquear um cartão perdido ou roubado ou solicitar segunda via.
No caso do processo de revalidação do cartão de meia passagem estudantil, basta anexar a foto do comprovante de matrícula e aguardar que a ferramenta cheque automaticamente se a instituição de ensino já confirmou a matrícula do estudante para 2020. O valor da revalidação é de R$ 8,40. O pagamento também pode ser feito através de cartão de crédito, débito, transferência, depósito e boleto.
Simplifica – O Portal Simplifica, desde que foi lançado em dezembro de 2017, tem sido a principal ferramenta de desburocratização em Salvador. Criada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), a tecnologia tem o objetivo de facilitar a emissão de licenças e outros serviços.
O canal é um grande aliado para o cidadão e o empreendedor que podem, de forma online, ter acesso a procedimentos como licenciamentos para construções, reformas e ampliação, obras em logradouros públicos, solicitação de alvará de publicidade e solicitação de atividade (Termo de Viabilidade e Localização), entre outros. O endereço do portal é o www. simplifica. salvador. ba. gov. br.
Os serviços do Salvador Simplifica podem ser efetuados em até 48 horas após a compensação bancária do Documento de Arrecadação Municipal (DAM). O sistema conta com uma linguagem autoexplicativa e de fácil acesso, facilitando o preenchimento correto de todas as informações solicitadas.
Vida+Cidadão – Com o aplicativo Vida+Cidadão, disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a população pode ter acesso ao cartão virtual do SUS, informações sobre disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede e ao histórico das consultas médicas e exames – este procedimento é acessado após autorização prévia junto à unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro.
Meu HMS – Outra ferramenta da área de saúde, o Meu HMS é um aplicativo disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOS. O paciente pode pesquisar as especialidades disponíveis no Hospital Municipal de Salvador, acessar informações pessoais de atendimento, consultar resultados de exames realizados nessa estrutura de saúde, entre outras funcionalidades, sem precisar se deslocar, ganhando ainda mais comodidade.
NOA Cidadão – É uma ferramenta da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) para os cidadãos registrarem ocorrências, a exemplo de automóveis quebrados, acidentes e estacionamento irregular, assim como solicitarem serviços da autarquia, a exemplo de reparo de semáforos com defeito, reparos na via e congestionamentos.
Além disso, o NOA Cidadão também informa à população sobre detalhes de autuações e informações como prazo de defesa e de apresentação de condutor. O app também permite consulta de segunda via de notificações, mensagens com alertas de ocorrências de grande impacto no trânsito e até mesmo o vencimento de multas para pagamento.
Codecon – Quem precisar fazer denúncia online ou solicitar um formulário de cálculo de taxas e juros abusivos de contratos financeiros, cartões de crédito e plano de saúde pode recorrer à Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon) pelo no endereço www. codecon. salvador. ba. gov. br, ou no aplicativo Codecon, disponível na Google Play.
Ouvidoria – Com a suspensão do atendimento presencial da Ouvidoria Geral do Município pelo período de 15 dias, a partir de hoje (17), o cidadão poderá realizar solicitações através da central 156, utilizando o menu 8, e o Portal Fala Salvador na internet (www. fala. salvador. ba. gov. br). Por esses meios, dá para encaminhar e acompanhar as solicitações, fazer sugestões, reclamações, elogios e denúncias relativas à prestação de serviços públicos municipais.