O sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia será ampliado no Carnaval de Salvador. A expansão da tecnologia para a folia foi anunciada na manhã desta segunda-feira (17), em coletiva realizada no auditório do Hotel Fiesta, no Itaigara. A ferramenta foi usada em fase de teste na festa do ano passado e ajudou na prisão de um homem foragido por homicídio. Na oportunidade ele estava fantasiado de mulher, mas ainda assim foi reconhecido.
As câmeras estarão espalhadas em pontos estratégicos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Centro Histórico). A tecnologia será empregada também em pontos de entrada e saída, além de estações de transporte público.
Desde implantada, em dezembro de 2018, a ferramenta auxiliou nas prisões de 134 foragidos da Justiça pelos crimes de homicídio, estupro, tráfico de drogas, roubo e furto. Ainda no quesito tecnológico, serão 300 câmeras monitorando os três circuitos oficiais, acompanhadas 24h por equipes no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP. Dez drones do Grupamento Aéreo (Graer) também enviarão imagens em tempo real para o Centro.