A Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), inicia esta semana a edição 2020 do projeto “A Onda é Preservar – Praia Boa é Praia Limpa”. Ao todo, o projeto atenderá 17 praias de Salvador, além das ilhas, nos meses de janeiro e fevereiro, de sexta-feira a domingo. O ponto de partida engloba o Porto e Farol da Barra, nesta sexta-feira (10), das 10h às 14h.
Cerca de 25 agentes de educação ambiental estarão espalhados na faixa de areia distribuindo sacolas biodegradáveis, além de “lixocar” ecológico, que também será distribuído nos semáforos próximos a essas praias. O público-alvo é formado por frequentadores, vendedores ambulantes e comerciantes locais, que podem ser multiplicadores dessa ideia no dia a dia.
A iniciativa ocorre sempre no Verão e consiste na sensibilização de pessoas que frequentam as praias de Salvador e entorno, com orientação sobre a forma mais adequada de descartar os resíduos gerados nesses espaços. Toda ação terá um ponto fixo com exposição da escultura-peixe, materiais feitos a partir de recicláveis e mascote da limpeza, além de brincadeiras para o público infantil e orientações sobre o correto descarte de materiais perfurocortantes.
“Este é mais um evento importante sobre a preservação do meio ambiente que a Limpurb realiza. Para além dos serviços de rotina de limpeza urbana, através deste projeto reforçamos o nosso papel de agentes multiplicadores para a questão da preservação da natureza, chamando atenção para a problemática do descarte irregular de resíduos, do tempo de decomposição dos materiais e o que isso impacta na vida do ecossistema como um todo, sobretudo o marinho”, destaca o presidente da Limpurb, Marcus Passos.