A Operação Plantio Chuva 2019, realizada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), teve início no dia 22 de abril e já plantou mais de 400 árvores em diversos pontos da capital baiana. A iniciativa, que está no segundo ano consecutivo, tem o objetivo de aproveitar o período chuvoso, entre os meses de abril e julho, para aumentar a cobertura vegetal da cidade.
Dos plantios realizados, 73% ocorreram em espaços públicos, como praças, canteiros, avenidas e rotatórias. São mais de 60 áreas e 25 bairros contemplados até o momento. Cajazeiras, Fazenda Grande, Mussurunga, Novo Marotinho, Doron e Campinas de Pirajá são alguns dos lugares que receberam novas mudas este ano. A meta da ação é plantar 2.300 árvores na capital baiana até o mês de julho.
“Esse é o período ideal para se plantar em Salvador. As chuvas constantes favorecem naturalmente a irrigação do terreno e a adaptação das novas mudas no local plantado, além de ajudar a diminuir bastante a despesa com carros-pipa,” afirma André Fraga, titular da Secis.
Caravana – Os plantios acontecem também nas escolas municipais, através da Caravana da Mata Atlântica. Unidades dos bairros de Pirajá, São Cristóvão, Amaralina, Valéria, Alto de Coutos e Cajazeiras já receberam a visita da Caravana, recebendo mudas de espécies da Mata Atlântica e frutíferas. Os plantios nessas instituições conscientizam alunos, professores e funcionários sobre o quanto é importante o cultivo de árvores.
A Caravana da Mata Atlântica é um serviço que atende demandas registradas por cidadãos no Disque Mata Atlântica, e que desejam requisitar o plantio de árvores no seu bairro ou em sua rua. Até o momento, sete pomares já foram entregues na operação. Os pedidos podem ser feitos de três maneiras: através de ligação para o telefone (71) 3611-3802, envio de mensagem via WhatsApp para o número (71) 98549-8453 ou contatar o Fala Salvador pelo número 156. É necessário informar nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP.