BAHIA EM REVISTA

Costa de Camaçari sedia evento internacional de vôlei

A Prefeitura de Camaçari acaba de marcar um gol de placa. Aliás, um “match point”. De 16 a 21 de abril, a Costa de Camaçari recebe a etapa do Sul-Americano de Vôlei de Praia 2019. Os resultados obtidos no Circuito Costa de Camaçari influenciam na classificação olímpica e ranqueamento dos atletas para a seletiva das Olimpíadas de Tóquio 2020. Grandes nomes do vôlei de praia vão se reunir em uma arena montada especialmente para o evento, em Guarajuba. Realizado em 10 cidades brasileiras, para movimentar o calendário do vôlei nacional, o evento deve mobilizar 31 mil pessoas nos seis dias de evento.

A etapa acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaçari, através das secretarias de Turismo (Setur), Esportes, Lazer e Juventude (Sejuv) e Coordenação de Eventos.  A competição deve movimentar os meios de hospedagem e de gastronomia do município, para receber os amantes da categoria esportiva. Conhecido como Circuito dos Shoppings, o evento terá apoio do Guarajuba Shopping e será realizado em um terreno cedido pelo apoiador na Estrada do Coco (BA-099), entre as localidades de Guarajuba e Monte Gordo.

A etapa Costa de Camaçari terá a presença do campeão olímpico de vôlei de praia, o baiano Ricardo Santos, e da medalhista Pan Americana, Carolina Horta. Além dos convidados, ao longo dos seis dias de evento, o município recebe mais 64 atletas, com disputas simultâneas em três quadras montadas na arena. O evento terá, ainda, cobertura internacional pela DirecTV e nacional pela Rede Globo, com expectativa de oito milhões de expectadores na América do Sul.

Segundo os organizadores, a ideia é tirar o voleibol da praia e levar para os shoppings, proporcionando ao público uma experiência única de aproximação com o evento, com tour gastronômico nas cidades, visita a pontos históricos e stands de serviços. Nesse quesito, a escolha por Guarajuba foi considerada assertiva pela equipe formada pela Federação Baiana de Vôlei, Confederação Sul Americana de Voleibol e Confederação Brasileira de Voleibol. “A gente ficou contente do prefeito e secretários darem a possibilidade de fazer a competição, porque é muito importante para o esporte baiano”, afirma Ricardo Luz, um dos organizadores da etapa baiana.

O acolhimento do evento faz parte do posicionamento estratégico da gestão do prefeito Elinaldo Araújo, para divulgação da Costa de Camaçari e incentivo ao esporte. Para isso, foi disponibilizado todo suporte da Secretaria de Turismo, através do secretário Gilvan Souza. “Esse evento vem reforçar o nosso comprometimento com o esporte, lazer e o cuidado com as pessoas que vivem aqui. Queremos receber bem e firmar parcerias com projetos que tenham qualidade e continuidade, garantindo assim um fluxo contínuo de visitantes e gerando emprego e renda para quem vive do turismo”, pontua Gilvan.

A visibilidade nacional para o evento traz também resultados no município, com o incentivo ao esporte e estímulo para atrair novos praticantes e turistas. O secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Sessé Abreu, comemorou a decisão e reforçou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias municipais. “O prefeito Elinaldo traz um evento internacional que coloca Camaçari na vitrine e mostra o potencial da nossa cidade para assumir a liderança no ranking brasileiro de Turismo. Meu papel é fazer com que o esporte esteja inserido nesse crescimento e seja referência no mundo esportivo”, destaca.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.