Pensando em dar comodidade aos ciclistas de Camaçari, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), está realizando a instalação de paraciclos em diversos pontos da cidade. Os paraciclos são suportes físicos, utilizados como mobiliário urbano, com a finalidade de organizar no espaço público, de forma segura e confortável, as bicicletas utilizadas pelos ciclistas.
No total, a Prefeitura adquiriu 700 paraciclos que estão sendo instalados em diversos pontos como escolas, prédios públicos em geral, praças, áreas comerciais, etc. Os equipamentos já foram instalados no Centro Administrativo, na Praça do Ponto Certo, Praça dos 46, rodoviária, em frente aos Correios e na delegacia. Em cada ponto, são disponibilizados entre 5 e 10 paraciclos, sendo que cada unidade atende até duas bicicletas.
A ação é conjunta com o investimento realizado em sistemas cicloviários na cidade. Em função de um novo pensamento sobre mobilidade urbana, tendo a bicicleta como uma das protagonistas, a Prefeitura tem a proposta de implantar na sede 80 km de ciclovias e/ou ciclofaixas, interligando os bairros.
Desses 80 km, 10 km já foram executados e há uma previsão, para a implantação de mais 14 km de ciclovias/ciclofaixas em breve. Já foram realizadas as ciclofaixas do Centro Administrativo, das avenidas Luís Eduardo e Industrial Urbana e das ruas Cleiton Leão e Francisco Drumond.
Paraciclo – Os paraciclos devem ser feitos com material resistente, que não possa ser cortado ou deformado com facilidade. Um dos formatos mais usuais, por oferecer mais segurança e comodidade aos usuários, é o tradicional modelo Sheffield (adotado pela prefeitura), uma espécie de “U” invertido com diâmetro de 5cm, que possui 70 cm de largura por 75 cm de altura. Eles podem ser instalados paralelamente, com afastamento mínimo de 60 cm, ou em linha, e sempre respeitando a livre circulação dos pedestres.