A Prefeitura de Camaçari anunciou que vai intensificar, a partir desta segunda (14), a fiscalização para proteger as dunas de Jauá. O principal alvo da operação são os caçambeiros que retiram criminosamente areia das dunas com objetivos comerciais, além daqueles que despejam ilegalmente entulho nessa que é uma Área de Proteção Ambiental (APA).
Os jipeiros e a turma que costuma brincar de quadriciclo na região não são alvos primordiais, embora a Prefeitura também tenha definido que, a partir desta segunda (14), vai fechar o acesso à areia das dunas na Via Parque (pista que contorna o pedágio da Linha Verde), após os condomínios. Esse fechamento será com a colocação de “gelo baiano”
Também haverá barreiras no acesso direto às dunas através da pista que liga a Via Parque e o bairro do Alto da Bela Vista, sem prejudicar a circulação dos moradores e o caminho até a praia. “Essas barreiras visam impedir o acesso de caminhões para a retirada criminosa de areia e depósito de lixo e entulho. Recebemos várias queixas dos moradores tanto da Via Parque quanto do Alto da Bela Vista sobre isso. Não recebemos queixas sobre outro tipo de crime ambiental”, esclareceu o subprefeito da Orla de Camaçari, Oswaldo Marcolino Filho.
Fiscalização – Ele explicou que as operações de fiscalização serão intensificadas esta semana, com o apoio da área de policiamento ambiental da PM. O foco, frisou, são os caçambeiros. “Na semana passada, apreendemos um caminhão em plena luz do dia roubando areia das dunas. Agora, vamos intensificar as operações, inclusive à noite”, salientou, acrescentando que não está prevista a implantação de uma base fixa de policiamento ambiental.
“A gente já sabe os pontos específicos onde as caçambas encostam para jogar lixo e entulho, como é o caso da ligação entre a Via Parque e o Alto da Bela Vista, e também para retirar areia. Por isso vamos agir com rigor contra eles, como nunca foi feito antes. Essa é uma queixa antiga e que nunca foi combatida como vamos fazer agora”, completou Oswaldo.
Sobre a questão dos veículos e da turma que pratica off road, o subprefeito afirmou que está aberto ao diálogo e que pode se reunir com os clubes para detalhar a situação. “Podemos tentar encontrar uma fórmula que garanta a preservação das dunas, e desde que respeitando o meio ambiente, para avaliar a possibilidade de viabilizarmos oficialmente práticas esportivas na região. Como já disse, o foco de nossa fiscalização são os caçambeiros”.