Secretários de Saúde das cidades do Conde, Dias d’Ávila, Simões Filho e Pojuca, todos membros da Comissão Intergestores Regionais (CIR), visitaram nesta quarta-feira (05) o Centro de Atenção a Saúde da Criança (CASC) e aprovaram a estrutura da unidade composta por uma UPA Pediátrica 24h e um Centro de Especialidades Pediátricas.
Secretário de Saúde de Camaçari, Elias Natan destacou a importância da visita dos secretários ao local. “Desde que inauguramos o CASC, agendamos essa visita com os membros da CIR, pois eles queriam conhecer a estrutura e funcionamento da unidade. O que mais me felicita não é apenas ouvir dos secretários elogios sobre nossa iniciativa pioneira, mas ver que nossa população está sendo bem atendida, em especial as crianças”.
O CASC é composto por uma UPA Pediátrica e uma Policlínica. O primeiro funciona 24h, todos os dias da semana, com uma equipe composta por dois pediatras, duas enfermeiras para acolhimento e classificação de risco, cinco técnicos de enfermagem, um técnico em radiologia, duas recepcionistas, um condutor de ambulância, vigilantes e auxiliares de higienização.
A UPA tem capacidade para atender 4.500 crianças por mês e é equipada com eletrocardiograma (ECG), Raio X, laboratório, salas de gesso, medicamentos, nebulização e sutura, cinco leitos de observação, um leito de isolamento e outro de reanimação, além de uma brinquedoteca.
Na Policlínica, mensalmente, são disponibilizadas 1.600 consultas especializadas através de agendamento. No local são oferecidas 10 subespecialidades da pediatria: pneumologia, hematologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, ortopedia, otorrinolaringologia, nefrologia, alergologia e endocrinologia. Em breve, também contará com a especialidade de infectologia.