A Prefeitura de São Paulo deu início, neste sábado (1º), aos testes para reerguer parte do viaduto que cedeu cerca de 2 metros na Marginal Pinheiros, no último dia 15. O objetivo é submeter o equipamento à força de macacos hidráulicos para avaliar como reagem as estruturas. Os testes seguem neste domingo (02).
“Não sabemos a reação do viaduto ao esforço de trazê-lo de volta, por isso, estamos sendo muito precavidos, é um teste”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras da prefeitura, Vitor Aly. “Vamos começar fazendo um deslocamento mínimo, ver o que acontece e entender como aquela estrutura vai reagir no momento que colocarmos a carga. Nossa preocupação é com a segurança”, acrescentou.
Interrupções – Para garantir a segurança das pessoas durante os testes, a circulação de trens foi interrompida na Linha 9-Esmeralda entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e USP-Cidade Universitária. A ciclofaixa Rio Pinheiros também está bloqueada no trecho. Tanto a linha férrea e quanto a ciclofaixa passam por baixo do viaduto afetado. Para suprir a demanda, os usuários contam com ônibus gratuitos disponibilizados pela Prefeitura para o trajeto.