Mais frequente no período chuvoso, o desgaste da malha viária acaba provocando o surgimento de buracos na cidade. Para minimizar o problema, a Operação Tapa-Buracos, promovida pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), atua com uma programação que visa atender todos os bairros, de acordo com a necessidade da recuperação de cada local.
Mesmo com a instabilidade do tempo, que prejudica a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado Quente (asfalto) – o produto não pode ser aplicado em solo molhado -, o trabalho não para. A operação acontece esta semana em Águas Claras, Arenoso, Cabula, Cosme de Farias, Imbuí, Mussurunga, Lobato, Pernambués, Periperi, São Tomé de Paripe e Valéria. Apesar de ocorrer por toda a cidade, as vias consideradas base de tráfego, avenidas e ruas principais, são prioritárias na realização do serviço.
De acordo com o órgão, são aplicadas dez toneladas de asfalto ao dia. De janeiro até abril, já foram utilizados 32.875 m² de asfalto na operação. A programação do serviço de manutenção da malha viária contempla vistoria permanente para todos os bairros. Durante o período chuvoso, a atuação é integral, diurna e noturna, inclusive nos fins de semana. Todo o asfalto utilizado é produzido pela própria Seman, na Usina Municipal de Asfalto.
“O trabalho da Operação de Manutenção Corretiva da Malha Viária, conhecido popularmente como Tapa-Buracos, é uma ação destacada devido à atuação permanente em Salvador. A maior importância deste serviço é viabilizar o tráfego em todas as ruas da cidade com mais segurança e celeridade. É uma ação emergencial e pontual, já que o recapeamento asfáltico necessita de maior tempo de reparo, visto que é realizada a requalificação completa da via”, pontua o diretor de Manutenção da Seman, Luciano Sandes.
Para entrar em contato com a Prefeitura sobre problemas com asfalto, o cidadão pode se dirigir a uma das Prefeituras-Bairro ou ligar para o Fala Salvador, no número 156. Havendo necessidade de uma intervenção de requalificação asfáltica, como o recapeamento total da via, a ação é realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), por meio da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop).