Busca pela regularização da declaração anual de faturamento, emissão de boletos, reativação ou baixa do CNPJ e parcelamento de atrasados foram as ações mais procuradas por microempreendedores que visitaram o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), no Comércio, durante os quatro primeiros meses de 2018. Neste período, a unidade atendeu 1.073 gestores de empreendimentos pessoais, realizando 1.697 serviços, sendo 674 declarações e 595 boletos emitidos, além de outras atividades de rotina.
A costureira Rosilene Marques, de 52 anos, é micro empreendedora há pouco mais de um ano e se diz satisfeita com o serviço. “O atendimento é realizado com calma e todas as dúvidas são resolvidas em pouco tempo. Realmente, é muito mais cômodo poder solucionar todos os problemas aqui mesmo, sem necessidade de ficar pulando de um órgão para o outro”, reconhece.
O foco do CEM é prestar suporte a microempreendedores que atuam no município de Salvador e possuam pendências ou dúvidas com o programa. Com base montada na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM), o atendimento e as orientações ocorrem das 8h às 17h, por ordem de chegada, e estão sujeitos à distribuição de senhas.
“Entre as orientações, prestamos assistência referente às necessidades imediatas de cada empreendedor. Verificamos se há necessidade de alvará de funcionamento fixo ou ambulante, Termo de Viabilidade de Localização (TVL), transporte, etc. Temos ainda uma parceria com o Sebrae, que disponibiliza uma consultoria de marketing para analisar, individualmente, as carências apresentadas em cada situação, de modo a auxiliar o empreendedor a alavancar suas vendas ou oferta de serviços, por exemplo”, detalha Daiane Moreira, atendente do CEM.
Para agilizar o atendimento, o microempreendedor precisa apresentar documento de abertura da empresa, identidade, CPF, título de eleitor e número da declaração do Imposto de Renda. Além disso, é necessária ainda a posse de um celular, para recebimento do código numérico que facilitará a continuidade ao atendimento.