Durante todo o mês o movimento Maio Amarelo trabalha para chamar atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Em Camaçari, as ações são realizadas através da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e nesta terça-feira (15) aconteceu a Operação Trânsito Consciente, com abordagens educativas voltadas para mototaxistas e taxistas nos diversos pontos da cidade.
Na ação, foram distribuídos panfletos e adesivos, além de ter acontecido um bate-papo com os condutores sobre a importância de usar os equipamentos de segurança e respeitar as sinalizações, por exemplo. O trabalho, neste mês, é desenvolvido com foco nos motociclistas por causa das altas estatísticas de acidentes no trânsito em geral.
Segundo o gerente de Educação para o Trânsito da STT, Dadilson Aragão, “a palavra de ordem é ‘conscientizar’, alertar todos os envolvidos com o trânsito para que sejam multiplicadores. Nós que participamos diariamente do trânsito temos de redobrar a atenção e fazer um movimento de segurança, de paz”.
Mototaxista há 12 anos, Raimundo Bacelar, 37 anos, aprovou a ação. “Era o que estava faltando. Nós que agradecemos a iniciativa de conscientizar, já que veio para somar. A população precisa evitar acidentes e infrações graves”.
A Operação Trânsito Consciente é desenvolvida através da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), que durante a semana realizará ainda outras ações. Na programação está prevista uma palestra, em uma transportadora, e uma blitz educativa com panfletagem, na praça Abrantes, nos dias 16 e 17 de maio, respectivamente.
As ações de educação para o trânsito são realizadas o ano inteiro na sede e orla do município, mas intensificadas com o movimento do Maio Amarelo. Dentre os trabalhos desenvolvidos estão as Rondas Educativas que atuam em pontos de conflito alertando, diariamente, os condutores.