BAHIA EM REVISTA

Prefeitura constrói 170 km de piso tátil

A Prefeitura promoveu melhorias significativas em relação à acessibilidade na cidade nos últimos cinco anos. Nunca antes houve uma reforma tão intensa nas calçadas de diversos bairros, equipamentos de lazer e em toda a Orla, com a inserção de pisos táteis e melhoria da acessibilidade.

Esta semana, o município alcançou a marca de 153 quilômetros de calçadas requalificados em 38 bairros, por meio do programa Eu Curto Meu Passeio, que visa melhorar a acessibilidade e locomoção dos pedestres. Toda essa extensão conta com piso tátil e rampa de acesso, com base nas normas da ABNT. Soma-se a isso o piso tátil colocado nos trechos requalificados da orla, no total de 26,4 quilômetros.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) é responsável por notificar proprietários de imóveis para recuperar suas calçadas e adequá-las aos padrões de acessibilidade adotados pelo município, visto que, segundo o Código de Polícia Administrativa (Lei 5503/99), a manutenção e limpeza das calçadas é de responsabilidade do proprietário do imóvel.

A promoção do bem-estar da população também é uma das metas da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Manutenção (Seman), que já inaugurou 250 praças públicas, totalizando uma área de cerca de 90 quilômetros quadrados, com um investimento de aproximadamente R$ 28 milhões.

Todos esses equipamentos de lazer contam com rampa de acesso e piso tátil. Além disso, 180 praças dispõem de academia de saúde ao ar livre com equipamento adaptado para pessoa com deficiência, e 14 com balanços adaptados nos parques infantis.

 

Leave a Reply

Input your search keywords and press Enter.