Na semana passada, na localidade de Alto da Boa Vista, zona rural de Barreiras, foi protegida a nascente que beneficia diretamente 20 famílias que dependem dessas águas para as atividades básicas e para a irrigação das lavouras. A recuperação da nascente marcou o fim de um curso sobre o tema realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para capacitar técnicos, sociedade civil e entidades representativas da área.
A nascente recuperada na comunidade é a primeira da parceria que prevê ainda a intervenção em outras 50. O método ‘Caxambu’ abordado durante o curso foi aplicado na parte prática, na Boa Vista. Ele consiste em uma limpeza do local da nascente e, logo depois, a construção de uma espécie de caixa protetora com pedras e argila, evitando o acesso ao “veio d´água”.
“Diante da emergência dessa temática, a recuperação da nascente na comunidade da Boa Vista é uma realidade que provoca mudanças e impactos positivos na qualidade de vida da população e conservação do meio ambiente. Além de medidas de proteção e isolamento da área para evitar o acesso de animais nas proximidades, também realizamos a conscientização ambiental dos moradores que participaram de todo o processo de recuperação, proteção e preservação da nascente”, explica o secretário de Meio Ambiente, Demósthenes Júnior.