Itacimirim e Guarajuba, duas das praias mais procuradas e famosas da Costa de Camaçari e do litoral brasileiro, estão em fase de adequação para concorrer ao selo internacional Bandeira Azul na temporada 2018/2019. A certificação é concedida e emitida anualmente pela Foundation for Environmental Education (FEE – Fundação para Educação Ambiental), Organização Não-Governamental (ONG), com sede na Inglaterra.
As duas praias já foram analisadas pela Coordenadoria Nacional do Programa, que, na oportunidade, elaborou dois relatórios informando que existe a possibilidade e o potencial para as referidas se tornarem Bandeira Azul. O processo de inclusão das praias do município ao programa significa que Camaçari pode passar a ser a segunda cidade do Norte-Nordeste a ter a certificação. Uma vez que, até o momento, a única praia a ter o selo internacional é Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Baía de Todos- os-Santos, na Ilha dos Frades, em Salvador.
Atualmente, as praias do município estão na fase piloto – que é a etapa inicial do programa, na qual a praia, marina ou operador de embarcação de turismo tem prazo de até dois anos para cumprir os critérios e, então, solicitar a certificação. Os participantes desta fase não podem hastear a bandeira azul, porém são autorizados a instalar uma placa explicativa do programa, além de divulgar em todas as mídias seu ingresso na fase piloto.