BAHIA EM REVISTA

Mbappé quebra recorde, e França estreia com vitória sobre Senegal

A França estreou na Copa 2026 com vitória por 3 a 1 sobre Senegal, e Kylian Mbappé se tornou o maior artilheiro da história da seleção francesa no torneio com 14 gols – superando o francês Just Fontaine, com 13, e até o brasileiro Pelé, com 12. Além disso, os Bleus conseguiram uma “revanche” depois de 24 anos, já que os senegaleses tinham vencido os franceses na primeira rodada do torneio em 2002. Ao colocar a bola na rede duas vezes, Mbappé também deixou para trás Olivier Giroud e virou o maior artilheiro da França em todos os tempos, com 58 gols.

No reencontro das duas seleções em Mundiais, foi possível perceber um respeito mútuo entre os adversários. Ciente do risco de encarar contragolpes em extrema velocidade, nenhuma das equipes se lançou com tudo ao ataque. Durante o primeiro tempo, a França até deu indícios de que controlava a partida territorialmente. Mas, quem realmente teve chances de abrir o placar foi Senegal.

A melhor delas aconteceu justamente em um contra-ataque puxado por Nicolas Jackson, que acertou a trave aos 24 minutos. A bola ainda caprichosamente acertou o goleiro Mike Maignan antes de sair pela linha de fundo.

No último lance antes do intervalo, Senegal teve mais uma oportunidade clara de gol, mas Ismaila Sarr não conseguiu aproveitar a boa jogada de Sadio Mané e, da entrada da pequena área, bateu por cima da meta francesa.

Na segunda etapa, a partida ganhou um novo ritmo e ficar mais dinâmica. Com muita movimentação de Michael Olise, a França passou a empilhar chances. Só nos primeiros 11 minutos do segundo tempo, foram três bons ataques franceses. Em dois deles, um com conclusão de Olise e outro de Mbappé, o goleiro Edouard Mendy salvou.

Porém, quando Olise deu um passe certeiro para Mbappé dentro da área, aos 21 minutos, o arqueiro do Senegal nada pôde fazer. A finalização cruzada do atacante do Real Madrid parou no fundo das redes. Com vantagem no marcador, a França começou a se dar ao luxo de explorar os contra-ataques. E foi assim que Adrien Rabiot conseguiu acionar Bradley Barcola para ampliar a vantagem.

O segundo gol até deu a ideia de que a partida estava resolvida. Só que, já nos acréscimos, Ibrahim Mbaye fuzilou o goleiro francês para dar um tempero final da partida. Pelo menos, isso era que os senegaleses esperavam.

Faltou combinar com Mbappé. Assim que a bola voltou a rolar, o camisa 10 resolveu arriscar uma pancada da intermediária e acertou o ângulo, dando números finais à partida e selando a estreia de gala dos franceses.

Input your search keywords and press Enter.