Mais de 3.000 alunos já se matricularam em Camaçari

0

Com atendimento rápido e sem filas: é desta forma que em Camaçari estão sendo realizadas as matrículas para o recebimento de novos alunos ou casos de transferência para outra escola da rede municipal de ensino. A nova etapa começou esta semana e segue até o dia 19 de fevereiro.  Na manhã desta quinta-feira (13), segundo dia de atendimento, o processo não foi diferente no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária, no Centro. No decorrer dos dois dias já foram efetuadas 3.574 matrículas distribuídas entre os 62 polos disponíveis na cidade, sendo 41 na sede e 21 na Costa.

Gidelnice de Souza compareceu ao polo do Centro e comemorou a tranquilidade e o fato de não precisar se dirigir para duas instituições de ensino para efetuar as matrículas dos dois filhos que irão cursar o 6º ano do Ensino Fundamental II em escolas diferentes, um no Colégio Municipal São Tomaz de Cantuária e o outro no Centro Educacional Maria Quitéria. Para ela, o atendimento não teve transtornos. “Não demorou muito. Quando cheguei aqui aguardei apenas uns cinco minutos. Eu achei esse novo sistema ótimo. É bastante interessante”, comentou após garantir as vagas.

Anteriormente o ingresso dos estudantes era realizado de maneira manual. A partir de 2018, com a informatização, o cidadão passou a efetuar a matrícula em qualquer um dos polos mais próximo da sua residência. A mudança permite que o serviço ocorra de maneira mais eficiente, evitando transtornos durante a espera pelo atendimento. Este ano, a primeira fase do processo, realizada entre os dias 6 e 11 de fevereiro, foi direcionada para a matrícula dos alunos que já fazem parte da rede e teve a efetivação de aproximadamente seis mil estudantes.

A diretora da unidade do São Tomaz de Cantuária, Roquilda Oliveira, fez uma avaliação do segundo dia de matrículas na instituição.  “Tudo tranquilo, atualmente todas as etapas são informatizadas. A cada ano o município vem trabalhando e se empenhando muito em melhorar, qualificar a equipe de matricula e as escolas, bem como informar o público externo para deixá-los mais preparados e tranquilos para a matrícula online”, salientou a gestora.

No ato da matrícula, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos: certidão de registro civil ou carteira de identidade, comprovante de residência, duas fotos 3×4 recentes, histórico escolar (original) ou atestado escolar que possua a validade de 60 dias, cartão de vacina (para alunos da educação infantil e anos iniciais) e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações ou esclarecimentos, o cidadão poderá entrar em contato por meio do Matrícula Atende, disponível através do número de WhatsApp (71) 98796-8484.

Crédito: Kelvi Lima/PMC