Aulas na rede municipal começam hoje

0

As aulas nas unidades escolares da rede municipal de ensino começaram oficialmente nesta quarta-feira (5). Salvador dispõe atualmente de 435 unidades escolares que atendem cerca de 140 mil estudantes do Grupo II até o 9º ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Serão, ao todo, 200 dias de aulas em 2020. A primeira unidade didática será finalizada no dia 15 de maio. Já a segunda e terceira unidades ocorrerão entre 18 de maio e 31 de agosto e 1º de setembro a 18 de dezembro, respectivamente.

Os recessos festivos também já foram programados. O mais próximo, de Carnaval, ocorrerá entre os dias 20 a 26 de fevereiro. Na celebração pela Semana Santa o recesso será de 9 a 12 de abril. Já o afastamento do período junino será de 20 de junho a 5 de julho – com as aulas retornando no dia 6 de julho.

Os feriados também já estão sinalizados no planejamento anual para não haver atividades escolares. Exemplos destes casos são o dia 21 de abril, correspondente ao feriado de Tiradentes, e que este ano será em uma terça-feira; 1º de maio, o Dia do Trabalho, que será em uma sexta-feira; e o 2 de julho, quando celebramos a Independência do Brasil na Bahia, que será em uma quinta-feira.

Os conselhos de classe, que ocorrem sem suspensão das atividades escolares, também já estão programados. O correspondente a primeira unidade será de 9 a 13 de março. O período da segunda unidade será de 3 a 7 de agosto.  O conselho da última unidade didática deste ano está previsto para 9 a 13 de novembro e, por fim, o conselho de classe final será no dia 23 de dezembro.

Crédito: Max Haack/Secom